sábado, 13 de junho de 2015

Aventura pelo Brasil 2015 - De Curitiba-PR a Vitória-ES

Saímos de Curitiba dia 27 de maio de 2015, quarta-feira, em direção a São Paulo, via BR101, Rodovia Régis Bittencourt. Pegamos um pedágio na altura de Campina Grande do Sul (2,00 carro e 4,00 o motorhome). Chovia muito naquele dia e com a visibilidade muito baixa na rodovia, resolvemos parar logo, pernoitando no Posto Giovanella, na Encosta da Serra, na cidade de Barra do Turvo, logo da divisa do PR-SP. Um dos poucos locais para parar naquele trecho da Régis Bittencourt, onde não pega nenhuma das operadoras de celular e, muito menos, internet.

Saindo de Curitiba com chuva.

No dia seguinte, abaixo de chuva, chegamos a São Paulo, saindo da BR101, na altura do Posto Fazendeiro, em Miracatu e acessando a SP055, rodovia Pe. Manoel da Nóbrega, que leva ao litoral paulista.

Neste trecho de 165km da Regis Bittencourt, entre Barra do Turvo e Miracatu, pagamos mais 3 pedágios, todos de valores pequenos, 6,00 cada um (2,00 carro e 4,00 motorhome), como o anterior, na saída de Curitiba.

Saindo da BR101 e acessando a SP055, com destino ao litoral paulista. E a chuva persiste....
De Curitiba para Itanhaem, litoral paulista.

A chuva continuou todo dia e depois de alguns quilômetros, muito movimento e vários anéis rodoviários, em Cubatão, acessamos a Rodovia Rio-Santos, Rodovia Dr. Manuel Hypólito Rego.

Ao final do dia, já com menos chuva, estávamos em Boracéia, e procuramos o Camping Beira Mar. De fácil acesso, pois fica às margens da rodovia, com bastante espaço e sem dificuldade de manobra para carros grandes, este lugar simples, com gramado e na beira mar, foi nossa morada por dois dias.

Camping Beira Mar, Boracéia-SP
Um pouquinho da praia de Boracéia-SP. Os vários dias de chuva tiraram um pouco da beleza da praia.

Mais um trecho da Rio Santos: Itanhaem a Maresias

Saímos de Boracéia, na sexta-feira, dia 29 de maio, e continuamos pelas belas paisagens que a Rio-Santos proporciona ao viajante. De um lado a Serra do Mar e do outro aquele mar lindão. Pena que a chuva persistente prejudicou um pouco a qualidade das fotos.

No caminho, entre Braqueçaba e São Sebastião, encontramos o Balneário do Trabalhador, no conceito “praia acessível”, administrado pelo município de São Sebastião, com amplo estacionamento, instalações de salva vidas, sanitários etc. Conversando com a administração, nos deixaram permanecer por ali, com pagamento de uma taxa, no final de semana. Foram dias intercalados de chuva e sol e pudemos conviver um pouco com os amigos Clemente e Nininha, também motorhomeiros, que estavam parados ali.

Estacionados no Balneário do Trabalhador, em São Sebastião, durante o feriado de Corpus Christi.

Entrada do Balneário, que nos permitiu estacionar ali no final de semana.
Tomando um chimarrão na beira do mar, no Balneário do Trabalhador.

Passando alguns dias em companhia de Germano e Nininha, em São Sebastião.
Seguimos viagem, na segunda-feira dia 01 de junho e a chuva nos acompanhou todo trajeto. Com isto, abortamos ficar um pouco na linda Paraty, optando por pernoitar no Posto da PRF e logo cedinho na terça, pegar estrada. Chegando no Rio de Janeiro, estreamos na Ponte Rio-Niterói, e dali pegamos a RJ-106 e fomos conhecer um pouco da região dos lagos.

Na Rio Santos,no mirante da Praia Grande em Ubatuba-SP.
Mirante da praia do Felix, junto ao posto da PRF, perto de Prumirim.

A tranquila travessia da Ponte Rio Niteroi.
Trecho da Rio-Santos entre Maresias e Paraty

Paraty a Maricá-RJ passando pela Ponte Rio Niteroi

Passamos por Niterói e chegamos a Maricá. Pernoitamos no Posto Imbassaí. No dia seguinte, percorremos a cidade rapidamente de Fusca, a procurar de um bom local para ficarmos alguns dias e conhecer as belezas daquelas praias.
Pórtico da cidade de Maricá, litoral carioca.
 Como não encontramos nada, resolvemos seguir viagem pela RJ106, Rodovia Amaral Peixoto, com destino inicial Araruama.

Lá chegando, procuramos o camping do CCB, que infelizmente, só aparece no mapa, mas já está instinto. A cidade é bonita e com uma orla caprichada, pena que também não encontramos local para ficar.

Bem, o dia estava complicado, e como não achamos nada legal, seguimos em frente. Quando se está na estrada e a proposta é fazer novas estradas, o que é nosso caso, precisamos estar preparados para tais dificuldades.

Orla de Araruama-RJ, uma cidade de lagoas e mar

Seguimos viagem por esta mesma rodovia estadual, e fomos surpreendidos com um excelente asfalto, pouco movimento e lugares pitorescos como São Vicente de Paula e Silva Jardim. Dali acessamos novamente a BR101 e pernoitamos no Posto Shell Irmãos Mucelin (coincidentemente, de uma família gaúcha). Foram muito atenciosos e nos cederam luz e água mediante abastecimento de combustível.

Rodando pela RJ106, perto de São Vicente de Paula, boa estrada e pouco movimento.

Outro trecho da RJ106, passando por pequenos lugarejos, com bom asfalto e belas paisagens.

Trecho entre Maricá e Campos dos Goytacazes-RJ. Belas paisagens e tranquilidade na direção.

Na quinta-feira 04 de junho, cedinho pegamos estrada e chegamos em Campos dos Goytacazes, ainda no Rio de Janeiro, agora já com bastante sol e por ali ficamos, instalados na AABB durante o feriadão de Corpus Christi.
Estacionados na AABB de Campos dos Goytacazes-RJ

Estando ali, incursionamos pelas praias cariocas de Farol de São Tomé e Lagamar. Ali é destino da desova das tartarugas marinhas e um local de grande movimentação pesqueira. O mar estava bravo, areia grossa e muito vento, convidaram só para colocar o pé na água gelada.

Praia do Farol de São Tomé, perto de Campos dos Goytacazes-RJ.
Grande movimento de pescadores na Praia do Farol de São Tomé,RJ.

Locais de desova das tartarugas marinhas, devidamente identificados e monitorados.

Venda de peixes frescos, de diversas espécies, recém chegados do mar.

Praia com bastante vento e areia grossa, em Farol de São Tomé-RJ.

Saímos de Campos dos Goytacazes, na terça-feira, dia 09 de junho e fizemos um roteiro que passou pelas estradas estaduais, RJ224 e RJ232 nas cidadezinhas de São Francisco de Itabapoana, Buena, Guriri, Barra de Itabapuana. Lugares pitorescos, belas paisagens rurais e um mar, digamos, diferente...  com areias mais grossas e com bastante algas.

Trecho entre Campos de Goytacazes-RJ e Marataizes-ES, passando pelo litoral

Pórtico de São Francisco do Itabapuana, na RJ232.

Praia do Guriri, logo após São Francisco de Itabapuana,RJ, quase na divisa com ES.
Barra de Itabapuana, cidade na divisa com Espírito Santo, na RJ232
Grandes plantações de abacaxi, ao longo da rodovia.
Chegando no Espírito Santo, por uma nova rota. Acesso à ES060, Rodovia do Sol.

Por ali ingressamos no estado do Espírito Santo, pela ES-060 chegando na Lagoa do Siri, praia de Marataízes, sul do estado.
Ingressando na ES060, Rodovia do Sol, no Espírito Santo, asfalto em excelente estado.

ES060 vai ladeando o mar.

Na Praia do Siri pensamos conhecer o Camping do Siri, mas um telefonema consultando o custo da diária nos assustou. A exorbitância solicitada, principalmente agora na baixa temporada, estava fora de prática, ao nosso entender. Não chegamos a entrar, mas pensamos que nenhuma instalação justifica uma diária de R$120,00. Por isto, pernoitamos no Posto de Gasolina Ponta do Siri.

Neste posto tivemos a informação de que não poderiam nos ceder luz pois um motorhomeiro “sem noção”, dias antes, conseguiu queimar toda a instalação elétrica do posto.

Triste, mas real..... Lamentamos com o dono do posto o péssimo exemplo. Diante disto, solicitamos apenas que nos cedessem espaço, pois temos energia das baterias, o que nos dá autonomia.

Como retribuição, abastecemos o motorhome, pensando sempre em deixar uma imagem positiva, para que possamos voltar e permitir que outros nos sucedam.
Praia do Siri-ES, um trecho entre Lagoa e mar

Na quarta, 10 de junho, continuamos na ES060, Rodovia do Sol e chegamos a Guarapari, onde fomos visitar os amigos Geferson e Rossana, na praia de Santa Mônica. Por ali tomamos um bom chimarrão e botamos o papo em dia.
Colocando o papo em dia, com os amigos Geferson e Rossana.

A tradição do chimarrão, mesmo em terras capixabas.
Encontro de velhos amigos: Arno e Geferson.

A bela natureza do lugar.

Perfeita integração com a natureza. Aqui os micos vem comer na mão.
Finalmente chegamos à capital capixaba, quinta-feira, dia 11 de junho, e estamos instalados na AABB Vitória, que fica na praia de Manguinhos, na verdade instalada no município vizinho de Serra. Por aqui ficaramos alguns dias para visitar amigos, descansar e colocar nossas coisas em dia.
Cruzando a 3a. ponte entre Vila Velha e Vitória-ES.

Trecho de litoral, RS060 entre Guarapari e Vitória.

Até aqui já percorremos 2.430km em 25 dias.