domingo, 12 de julho de 2015

Aventura pelo Brasil 2015 – Vitória-ES a Caravelas-BA

Saímos da AABB de Vitória, na sexta-feira dia 19 de junho de 2015, pegando a BR101 em direção norte para ingressar na Bahia.

Estacionados na AABB de Vitória-ES.

Logo na saída, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Fundão, vários motoristas, inclusive os nossos, foram convidados para participar de um rápido treinamento, que não durou mais de 15 minutos, sobre Segurança nas Estradas. Assistiram a um vídeo que mostrou alguns abusos nas estradas, receberam orientações e foram relembrados dos cuidados nas ultrapassagens. Na saída receberam material didático. Foi a primeira vez que participamos deste tipo de treinamento e julgamos louvável a iniciativa da PRF, que tem o dever de não só fiscalizar mas também orientar os motoristas.

Em seguida tivemos que parar para um conserto elétrico, às margens da BR101, na cidade de Jacupemba, ainda no ES, e por ali pernoitamos.

No sábado dia 20 de junho, novamente na estrada, após vários quilômetros e muitos pedágios, cruzamos a divisa de estado, entrando na Bahia. De Vitória até a divisa foram 280km e 4 pedágios, totalizando R$ 48,30 (32,20 MH e 16,10 carro).

Saimos da BR101, na altura de Itabatã-BA, e pegamos a BR418, em direção ao litoral, no trecho chamado “Costa das Baleias”. Este trecho do asfalto foi inaugurado recentemente e está em ótimas condições.
Vitória-ES a Caravelas-BA, trechos da BR101 e BR418.

A região é dominada por grandes plantações de eucalipto, com um intenso movimento de treminhões carregados de madeira, para abastecer fábricas de celulose da região, principalmente a Aracruz.

Treminhões transitando ao longo das rodovias da região,
 levando madeira para as indústrias de celulose da região de Aracruz-ES.

Chegamos a Caravelas e nos instalamos na AABB. O lugarejo serve de ligação entre o rio e mar, tendo sido um dos primeiros pontos visitados pelos navegadores em 1503. A história do lugar está testemunhada na parede da Igreja matriz.
Trecho da BR418, chegando em Caravelas-BA. A chuva persistia...

Canteiro de entrada em Caravelas-BA.

No porto de Caravelas. Ao fundo um Barco Escola.

Dali passeamos para Ponta de Areia, lugar onde havia uma ligação ferroviária do estado de Minas Gerais ao Mar, cuja história foi cantada por Milton Nascimento:

“Ponta de Areia, ponto final,
Da Bahia-Minas, estrada natural

Que ligava Minas, ao porto ao mar
Estrada de ferro, mandaram arrancar
Velho maquinista com seu boné
Lembra do povo alegre que vinha cortejar
Maria Fumaça não canta mais
Para moças flores, janelas e quintais
Na praça vazia um grito um oi
Casas esquecidas viúvas nos portais.”

Composta por Milton Nascimento e Fernando Brant,
essa música, foi inspirada na estrada ferroviária Ponta de Areia,
que era o marco inicial da estrada que ligava o sul da Bahia ao nordeste de Minas Gerais.
Gravada originalmente em 1974 para o LP Elis, de Elis Regina, Ponta de Areia foi gravada pelo próprio Milton Nascimento no ano seguinte, fazendo parte então do repertório do LP Minas.
Nessa época, a estação e a ferrovia já não funcionavam mais, pois foram desativadas em 1966. Alguns anos depois, o prefeito da cidade de Caravelas tinha o desejo de transformar o lugar em uma praça, mas como a música de Milton Nascimento e Fernando Brant poderia causar o tombamento da velha estação, ele acabou abandonando não só seu projeto como também a estação, que transformou-se apenas em ruínas.
A música foi interpretada por Elis Regina em sua histórica apresentação na noite brasileira doFestival de Jazz de Montreux, na Suiça, em julho de 1979.

Em Ponta de Areia, Caravelas-BA

Às vezes, num lugarzinho pequeno, nos surpreende. Em Barra de Caravelas, existe a Filarmônica Lira Imaculada Conceição. E quando passamos, estava aberta e funcionando... Pequenas iniciativas culturais que geram grandes futuros, mostrando ao jovem que opção existe, basta acreditar e perseverar.

Barra de Caravelas, e sua Filarmônica.
Conhecendo a praia de Barra de Caravelas-BA

Em Caravelas está a sede do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Ali fomos recebidos por uma guia que nos passou muitas informações sobre as Baleias Jubarte que vem anualmente para esta região, em busca de águas mornas, para sua reprodução. Assistimos um vídeo sobre as riquezas deste reserva de vida natural.

Visitando e conhecendo o material sobre Abrolhos.
Não foi possível fazer o passeio de barco até o Arquipélago de Abrolhos, pois não havia interessados suficientes para uma viagem (está na baixa temporada). Quem sabe, na próxima damos mais sorte. Mas só o fato de poder receber mais informações acerca deste importante berçário marinho natural foi de grande valia para nós.