segunda-feira, 20 de junho de 2016

Aventura pelo Brasil 2015 - Paulo Afonso-BA


Saímos de Petrolandia-PE, no sábado, 15 de agosto de 2015 e logo estávamos passando pelas divisas dos estados de PE/AL/BA, pela BR-110, costeando o lago de Itaparica formado pela represa de São Luiz Gonzaga. E logo abaixo a represa de Apolônio Salles e finalmente, a represa de Paulo Afonso.



Mapa do trajeto Petrolândia-PE a Paulo Afonso-BA



Na chegada da cidade de Paulo Afonso, cruza-se a Ponte do Imperador, uma centenária ponte metálica que é a divisa entre Alagoas e Bahia.



Chegamos na cidade de Paulo Afonso-BA e fomos procurar um ponto de apoio para passar o final de semana por ali e conhecer o complexo hidroelétrico de Paulo Afonso e outros passeios pela região.


Andamos até o NAT - Núcleo de Atendimento ao Turista, de fácil localização e amplo espaço para estacionamento. O local não é camping, apenas um estacionamento em uma praça bem iluminada, com segurança e com mercado e banco por perto. Dali saem os passeios e city tour.

Chegando no NAT, local muito bem sinalizado.
Estacionados na praça do NAT. Amplo espaço, segunrança e facilidade de locomoção.


Como a ideia era ficar somente no final de semana, o NAT gentilmente nos cedeu luz e espaço. Todos foram muito simpáticos e receptivos. O ponto negativo foi o barulho excessivo, em algumas horas do dia, de música alta vinda de carros estacionados na praça. Mas isto é algo que se encontra em muitos lugares, infelizmente.





Nossa passagem por Paulo Afonso acabou sendo notícia na página do facebook do NAT - Núcleo de Apoio do Turista.



Mapa ilustrado da cidade de Paulo Afonso-BA


Mapa turístico de Paulo Afonso-BA

Na tarde de sábado,15 de agosto, por R$60,00 contratamos um passeio guiado pelo Complexo da Hidrelétrica de Paulo Afonso. Gentilmente fomos acompanhados pelo Sr Edivaldo, funcionário aposentado da CESF.

A caminho da Usina da Paulo Afonso, passamos pelo monumento "O touro e a Sucuri", representando a força da natureza e o esforço do homem.



Portão de entrada do Complexo da CESF Paulo Afonso






Turbinas encravadas na rocha. De 21 turbinas instaladas, devido a seca, apenas duas delas estão funcionando a 50% de sua capacidade. 



Corredor que leva às turbinas, no subterrâneo. Este jogo de cores não é truque fotográfico, mas iluminação do local. Muito lindo de vivenciar.



Saída da água das turbinas. Tudo parado devido à seca extrema.










Vista do alto da Usina. Ao fundo o leito do Rio São Francisco com sua cor esverdeada.

Saindo da Usina, mas ainda fazendo parte do complexo, fomos conhecer o Parque Belvedere ou Parque das Usinas. Um belo parque arborizado e florido, local de encontro do pessoal da cidade, com muita gente caminhando, crianças andando de bicicleta, afinal curtindo o final de semana.


Parque Belvedere




Continuando nosso city tour, passamos pela Igreja de São Francisco, com sua bela arquitetura. Infelizmente não conseguimos entrar, mas o local é muito bonito. Dos vários ângulos que se avista a Igreja, sempre com uma beleza diferente.





No domingo, dia 16 de agosto, fomos fazer um passeio de catamarã, pelos cânions do Rio São Francisco (R$ 120,00/casal)

Local de saída do passeio. 



Por conta das muitas fotos que íamos tirando, fizemos amizade com o casal que está ao fundo nas fotos - Walterllan e Geicy, moradores de Paulo Afonso, que aproveitavam o domingo para um passeio.






O passeio dá direto a banho. E muitos aproveitam a oportunidade para um refrescante mergulho no Rio São Francisco.



Ao longo de todo o rio, se avistam trechos com parasitas (baronesa) que estão tomando conta do leito do rio e começa a preocupar os ambientalistas.


Na segunda-feira, dia 17 de agosto, continuamos a viagem, depois de conhecer as belezas de Paulo Afonso.

Daqui para frente nos despediremos da Bahia, após 3 meses de estrada, já passando pelo RS, SC, PR, SP, RJ, ES e BA, PE e AL. O trajeto agora passará por outros estados. Lá vamos nós, pegar estrada e conhecer este brasilzão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário