segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Aventura pelo Brasil 2015 - Petrolina-PE a Petrolândia ou Nova Petrolândia-PE

Saímos de Petrolina- PE, na terça-feira, dia 11 de agosto, com destino a Petrolândia, nosso próximo ponto de parada.



Passamos por uma região de perímetro irrigado, produtora de frutas. Em Lagoa Grande, compramos uvas, que eram vendidas na beira da estrada.






No caminho vemos dutos da irrigação.


Nesta região não se deve andar à noite, então decidimos parar antes de Cabrobó, a maior cidade da região.




Mais uma serra se avista lá na frente, outra planície no sertão pernambucano.



Andando mais um pouco, já cruzamos esta serra, uma pequena curva e mais longas retas.



Acabamos de passar por Santa Maria da da Vista a 400m de altitude e agora o Rio São Francisco volta a aparecer. Estamos chegando a Orocó.



Pernoitamos num posto de gasolina na entrada da cidade de Orocó, a rodovia BR428, com pouco movimento e um lugar bem sossegado. 
Enquanto tomamos nosso chimarrão matinal, aproveitamos para abastecer nosso tanque de água potável no canteiro central da cidade.


Quarta-feira, 12 de agosto de 2015, saímos de Orocó com destino a Petrolândia. Estamos no estado de Pernambuco,trafegando pela BR428, em ótimo estado de conservação.
.







Esta elevada é a primeira obra de transposição do São Francisco, pertinho de Cabrobó-PE.


Belém do São Francisco, a cidade que se orgulha de ser a cidade dos bonequeiros gigantes de Pernambuco. Acessando o site da cidade ( http://www.belemdosaofrancisco.pe.gov.br/)  pudemos ler que foi a primeira cidade brasileira a introduzir os bonecos gigantes em seu carnaval, em 1919.



Longas retas, seguindo para Petrolândia.


Ao longo da rodovia passamos por centenas de rios, todo sem uma gota de água. O rio Pageú, com uma ponte de mais de 100m de extensão, é uma exceção. Pelo leito marcado, se constata que é um rio com bastante água, mas olhe só como está....



Mais um viaduto da obra de transposição do rio São Francisco, pertinho da cidade de Floresta, em Pernambuco.





Lago da barragem Luiz Gonzaga, em Jatobá-PE. Esta represa inundou a cidade de Petrolândia, que foi totalmente reconstruída e, segundo o mapa, aparece como Nova Petrolândia.

Pesquisando no site da cidade ( http://www.petrolandia.pe.gov.br), a cidade passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Hidrelétrica Luiz Gonzaga, também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica, que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência ds moradores para a atual cidade, em 1988.




Ao final do dia chegamos no ponto de parada planejado, a AABB de Petrolândia, ou melhor, Nova Petrolândia, como consta no mapa. Nos instalamos por ali, pensando ficar alguns dias e conhecer a região. 

Infelizmente esta AABB, mesmo constando como ponto de parada de motorhomeiros, recebe muito mal. Contatamos o responsável, na chegada, que autorizou a entrada, mas com muita má vontade. 

Tivemos enormes dificuldades no abastecimento de água, devido a falta de torneiras e a baixa pressão. A energia elétrica também foi um problema pois era bastante fraca. Resolvemos ficar nas baterias e usar a energia elétrica somente para recarregá-las.



Orla de Petrolândia, bem caprichada, com estacionamento e amplo espaço para bicicletas e caminhadas.




Conhecendo a cidade de Petrolândia, com os amigos Gilberto e Rosangela Assumpção

Saindo num barco para conhecer a ilha de Rarra e a Igreja submersa, com os amigos Gilberto e Rosangela Assumpção.

  

 







Cruzamos por este monumento que sobrou da inundação, a Igreja da localidade de Barreiras. Atualmente a Igreja está encoberta por 8m de água. 

 

Assando uma carne... Vai uma cervejinha que ninguém é de ferro. Seu Reginaldo, o piloteiro, só na água mineral.

  

Jogo de paciência...

Gilberto é pescador...e logo pegou um tucunaré


Hora de juntar tudo e voltar...

 

 


   


Nenhum comentário:

Postar um comentário