sábado, 6 de fevereiro de 2016

Aventura pelo Brasil 2015 - Sobradinho e as belezas do Vale do São Francisco

Chegamos a Sobradinho, na quarta-feira, dia 5 de agosto e ficamos parados por ali alguns dias, com o objetivo de conhecer a região, especialmente o que vinhamos ouvindo sobre a represa de Sobradinho e a região irrigada do Rio São Francisco.

Após uma volta pela cidade, resolvemos ficar pelo Posto Ipiranga, na Av. José Balbino de Souza, estacionados ao lado da Borracharia do Sr. Naldo, que gentilmente nos cedeu luz e água.

Pesquisamos os dados da cidade no site da Prefeitura e transcrevemos abaixo:

"Com uma população atualmente estimada em 25.000 habitantes, o censo de 2010 apontava 22.000, Sobradinho está inserido na Região Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/Juazeiro e abriga a Usina Hidrelétrica da CHESF, responsável pelo abastecimento energético de grande parte do País.

Com o maior PIB per capita da sua região administrativa, Sobradinho tem forte vocação para o turismo e oferece aos visitantes excelentes oportunidades, a exemplo dos seus parques naturais, com paisagens exuberantes, gravuras rupétricas e vista ao maior lago artificial em espelho d’agua do mundo, o Lago de Sobradinho.

Banhado pelo Rio São Francisco, Sobradinho é um paraíso para as atividades de pesca e lazer, oferecendo ótimas oportunidades também na culinária e no esporte aquático.

Idealizada inicialmente como acampamento dos trabalhadores que construíram a Barragem Hidrelétrica, Sobradinho, que pertencia ao município de Juazeiro, foi elevada a condição de município em 24 de fevereiro de 1989, transformando-se, pelo esforço dos seus filhos e moradores, numa das mais acolhedoras cidades do Vale do São Francisco.

"http://www.sobradinho.ba.gov.br/ 

A cidade, por ser relativamente nova, ainda está bem cuidada, com avenidas bem amplas e calçadas. O povo é bastante acolhedor e simpático. 


Passeamos muito por lá,


 

Praia do Chico Periquito, no rio São Francisco, com estacionamento e restaurantes. Um ótimo local para se passar o dia.



Passando pela Represa de Sobradinho para conhecer as imediações.



Subindo o morro do Cruzeiro. A vista de lá é ampla, se vê ao longe! 




Todo o complexo da represa de Sobradinho, vista do morro do Cruzeiro.


Mais adiante se enxerga a criação de tilápias em gaiolas e o asfalto que segue para a próxima cidade, que é Morada Nova.



O perímetro irrigado já mostra as plantações irrigadas, milhares de hectares de manga, uva, goiaba, melão, melancia, coco verde e outras.


Um dos diques. Normalmente a água está quase no topo. Agora deve estar em torno de 30m abaixo do nível máximo da represa. Estes canais servem para levar a água às propriedades.


Este paranaense tem 300 hectates de goiaba,mamão e uva.


Por do sol no lago de Sobradinho.

No dia seguinte, tentamos um passeio de barco, "Rota as Águas", com roteiro que sai de Petrolina e passa por Sobradinho, com almoço e banho de rio, mas infelizmente, por ser baixa temporada, não houve a quantidade mínima de passageiros para sair o passeio.



Este é o barco "Rota das Águas"

Fizemos então um roteiro de fusca para conhecer a vinícola Terranova, na cidade de Morada Nova. 





Entrada da Vinícola Ouro Verde, uma unidade da Miolo.

Prédio da Vinícola e no andar debaixo é o atendimento ao turista


Degustando e comprando espumante Terranova. A loja é bem diversificada, com um excelente atendimento, padrão Miolo do RS. Adoramos esta visita.


Parreirais nos diversos estágios, alguns descansando, outros em brotação e muitos em plena vindima.
 Na vinícola soubemos de outro passeio que se inclui no pacote do Roteiro do Vinho, que sai de Petrolina. 

Visitamos a Grandville, uma empresa que fabrica suco de uva e processa manga e uva, a maior parte da produção é para exportação. Conhecemos o processo de fabricação do suco de uva e o embale das frutas e tivemos oportunidade de comprar alguma coisa.







Nos despedimos de Sobradinho na segunda-feira, dia 10 de agosto, partindo para conhecer Petrolina e Juazeiro. Antes disto recebemos nosso anfitrião, Sr. Naldo e sua filha, que vieram nos visitar. Fomos muito bem recebidos por todos e certamente voltaremos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário