sábado, 5 de setembro de 2015

Aventura pelo Brasil 2015 - Chapada Diamantina - Parte 3 - De Seabra-BA para Iraquara, Lençóis e Vale do Capão (Palmeira)

Chegamos em Seabra-BA na sexta-feira, 10 de julho de 2015 e nos instalamos da AABB, já com a ideia de fazer de Seabra nosso ponto de apoio para alguns passeios pelas redondezas, conhecendo mais este lado da Chapada Diamantina.

Seabra é considerada a Capital da Chapada, pois é o centro geográfico da Bahia, isto é, a cidade mais central da Bahia e é sede de diversos órgãos federais e estaduais, tendo um ótimo comércio e sendo a mais populosa da região, com 41.000 habitantes.

Saímos de Piatã-BA bem cedo e chegamos em Seabra-BA pela BR242

Centro de Seabra movimentado pelo comércio ambulante

No acesso da cidade a placa que indica que Seabra é o centro geográfico da Bahia

Estacionados no pátio da AABB de Seabra

Aspecto do pátio da AABB de Seabra

Tomando nosso tradicional chimarrão em terras bahianas.

Com a simpática e atenciosa Rose, Gerente da AABB de Seabra-BA

Em Seabra fizemos nosso ponto de apoio para conhecer alguns pontos turísticos importantes da Chapada Diamantina.

Este é o mapa de toda nossa viagem pela Chapada Diamantina. Para melhor entendimento, estaremos agregando informações a cada etapa percorrida.

Etapa 3: Base em Seabra e passeios de fusca para Iraquara, Lençóis e Palmeiras (Vale do Capão).

Roteiros na Chapada Diamantina,saindo de Seabra-BA:

Roteiro 1 - Seabra - Iraquara - Seabra

Na segunda-feira dia 13 de julho, mesmo chovendo em Seabra, saímos para Iraquara, cidade que fica a 50km dali, mas com um clima bem mais seco.

Trecho da BR242 entre Seabra e o acesso para Iraquara

Logo na chegada da cidade, vimos a placa da Gruta Bolo de Noiva, que não consta na lista das atrações naturais da cidade. Mesmo assim, resolvemos encarar os 7km de estrada de terra que leva até lá.

A Gruta fica em uma propriedade particular, onde fomos bem recebidos por um condutor, que nos mostrou suas curiosas formações rochosas.

O local é sem estrutura para receber grandes grupos, por isto talvez não conste de Guias da Chapada. Mas a Gruta é belíssima e o condutor, membro da família proprietária das terras, é muito atencioso e com bastante conhecimento do local. Pagamos 10,00 para conhecer esta Gruta.

Estrada de terra que leva à Gruta Bolo de Noiva, em Iraquara. Sinalização deficiente e estrada empoeirada.

Estrada de terra que leva à Gruta Bolo de Noiva. Ao fundo se avista o Morro do Pai Inácio.

Começando a descida íngreme e escavada para a Gruta Bolo de Noiva em Iraquara.

Na descida se observam as raízes de imponentes árvores nativas que descem rocha abaixo  em busca de alimento e terra firme.

Vista de baixo para cima do buraco da Gruta, emoldurado pelas raízes

Na chegada da Gruta, as formações coloridas das rochas

Na entrada para o interior da Gruta, o visitante se torna um pequeno ponto, diante da beleza das cores das pedras.

Seu interior, recheado de belas formações.

A formação que dá o nome à Gruta "Bolo de Noiva". Mesmo com flash, a foto não consegue capturar com qualidade o interior escuro da gruta,

Na entrada da Gruta, se preparando para a escalada de volta

Escadaria feita de forma a interferir o mínimo possível no ambiente natural

Beleza simples mas de encher os olhos. Esta é a Gruta Bolo de Noiva, em Iraquara-BA.

De volta ao asfalto que leva a Iraquara, saindo da Gruta Bolo de Noiva, fomos tentar visitar outra gruta. Não muito longe dali, pouco mais de 2km do asfalto, bem sinalizada, está a famosa Caverna Torrinha.

Após algumas informações no local, resolvemos descartar este passeio, pois o percurso era de dificuldade, muito fechado, de longo tempo e de custo elevado, isto é, fora do nosso propósito, mas especial para quem é profissional da área de espeleologia, como vimos várias pessoas ali, bem apetrechadas e com conhecimento prévio.

Depois de ver as fotos, analisar as informações do local, resolvemos não fazer o passeio na Caverna Torrinha.

Desenho do Mapa da Caverna e suas várias formações rochosas. Um passeio de 2 horas embaixo da terra.

Saindo dali e andando mais um pouquinho no asfalto, já encontramos a indicação para outro ponto turístico de Iraquara: a Fazenda Pratinha.

O caminho até a Fazenda Pratinha é de terra. São 5km a partir do Povoado de Santa Rita, em ótimas condições e com lindas paisagens. Ao fundo o Morro do Pai Inácio e o Morro do Camelo.

Linda paisagem no caminho para Pratinha... ao fundo o Morro do Pai Inácio e o Morro do Camelo

Chegando na Fazenda Pratinha, uma propriedade particular onde está um complexo de lazer que conta com hotel, restaurantes, loja de artesanato, estacionamento amplo. Ideal para um belo dia em família a um custo acessível!

Aqui pudemos visitar o Rio Pratinha, com suas águas cristalinas e calmas e a Gruta Azul, onde os raios solares dão um show de beleza. Tudo de fácil acesso e bem estruturado,

A beleza da cor da água. Cristalina em virtude do solo calcário.

Entrada da Caverna da Pratinha, onde o visitante que quiser pode fazer um mergulho para conhecer seu interior.

A beleza da água do Rio Pratinha

A beleza do Rio Pratinha... as fotos seguintes só reforçam esta beleza que vivenciamos...

Um local para passar o dia com a família. Um rio limpíssimo para se desfrutar numa natureza exuberante.

Junto ao complexo da Pratinha, se pode visitar a Gruta Azul...

Brincando de namorar na rusticidade da bela sede da entrada para a Gruta Azul...

Um caminho de pouco mais de 100m  para se chegar à Gruta Azul

Na descida para a Gruta já se pode visualizar a beleza das cores da água....

A água da Gruta fica no tom azul somente por alguns minutos do dia, por volta das 14h, por conta da incidência direta dos raios solares.

A natureza e seus caprichos......

Descida não muito extensa e com pouca dificuldade para a Gruta Azul, bem estruturada para um fluxo diário muito grande de visitantes.

Na volta de Iraquara para Seabra, percorremos outro trajeto, que passa por uma grande fazenda de café, local onde paramos para fotografar a beleza do Morro do Pai Inácio e o Morro do Camelo, por outro ângulo.

Um belo por do sol, capturado na BR242, voltando para Seabra, após um dia que encheu nossos olhos com as belezas que a natureza nos proporciona.

Roteiro 2 - Seabra - Lençóis e Morro do Pai Inácio - Seabra

Na quarta, dia 15 de julho, apesar da chuva fina e temperatura amena, fomos conhecer a cidade de Lençóis, e no caminho, passar pelo Morro do Pai Inácio e o Rio Mucugezinho.

Roteiros na Chapada Diamantina,saindo de Seabra-BA:Roteiro 2 - Seabra - Lençóis - Seabra

Saindo da BR242 para acessar Lençóis se pega a BA850, que está com muitos buracos e nada de acostamento.

A cidade de Lencóis é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é considerada o portal da Chapada Diamantina, pois conta com Aeroporto Regional e a melhor estrutura de hotéis e restaurantes de toda região.

Casario do século XIX

Praça Central de Lençóis

Ruelas estreitas e de pedra tosca

Charmosas igrejinhas

Camping de Lençóis, localização bem central. Não entramos para conhecer, mas nos pareceu  mais adequado para barracas e com pouco espaço para motorhomes grandes.

Restaurante "O Bode", um exemplo de bom gosto e boa comida. Pratos típicos no fogão a lenha e um espaço reduzido mas bem planejado e limpo.

Restaurante "O Bode", com pratos regionais feitos no fogão a lenha.

Cuidado nos detalhes da decoração típica

Saímos de Lençóis depois do almoço, quando a chuva já havia dado uma trégua. Novamente na BR 242 voltando para Seabra, sem muita indicação, indo por dedução do grande movimento do local, paramos na beira da estrada, num pequeno Restaurante, chamado Mucugezinho.

Ali mesmo nos informamos do passeio para o Rio Mucugezinho e para nossa surpresa, dos fundos do restaurante saía o íngreme e pouco sinalizado caminho para esta atração natural.

Seguimos o fluxo de turistas e chegamos lá, após 5 minutos de caminhada.

Rio Mucugezinho, atração que fica às margens da BR242, entre Lençóis e Seabra.

Águas serpenteando pelas rochas no Rio Mucugezinho

Rio Mucugezinho, com bastante vazão de água em virtude das chuvas dos últimos dias.

Após conhecer o Rio Mucugezinho, fomos conhecer uma das mais famosas atrações da Chapada Diamantina: o Morro do Pai Inácio.

Do km 345 da BR242 entre a entrada de Lençóis e a cidade de Seabra, se avista o imponente Morro do Pai Inácio, que pertence ao município de Palmeiras.

Às margens da BR242, voltando para Seabra, já se avista o Morro do Pai Inácio, ainda encoberto por neblina.

Andando um pouco mais para perto, a neblina devagarinho vai se dissipando

Já havíamos tentado subir para conhecer o Morro do Pai Inácio pela manhã, quando fizemos o trajeto de vinda para Lençóis, mas o tempo estava ruim, o vento forte e a estrada de terra assim: intransitável...

Pela manhã, chuva, vento e lama, na subida para o Morro do Pai Inácio

Ponto de apoio e venda de ingressos para o Morro do Pai Inácio. Pela manhã, quando passamos, estava fechado devido à chuva e frio.

O horário de funcionamento para conhecer o Morro do Pai Inácio é das 9h às 17h, e o ingresso é de R$ 5,00, conforme placa no local. Mas ao final da tarde quando chegamos lá, descobrimos que este é o melhor horário para visitar, pois o por do sol vista de cima do Morro é imperdível.

Vista da subida para o Morro do Pai Inácio à tarde. O céu já estava aberto mas muito ventoso.

Placa com informações técnicas da geologia do local, junto à Central de Venda de Ingressos.

A subida para o Morro do Pai Inácio é feita com guias locais. A trilha é curta, sem sinalização e muito íngreme. Precisa ser feita com cuidado pois se anda por pedras e vegetação.

Subindo a curta, mas íngreme, trilha até o topo do Morro do Pai Inácio.

Subindo a trilha, entre pedras e vegetação

Uma sequência de deslumbrantes fotos da vista do alto do Morro do Pai Inácio:

Chegando lá nos 1.120m de altitude do Morro do Pai Inácio e sua vista maravilhosa.

Vista lá do alto, a base de apoio, central de informações e estacionamento

A BR242 vista lá do alto

O sol já se pôs e ainda estávamos lá curtindo o local....

Com um mágico por de sol nos despedimos do Morro do Pai Inácio

Roteiro 3 - Seabra - Palmeiras e Vale do Capão - Seabra

Roteiros na Chapada Diamantina,saindo de Seabra-BA:Roteiro 3 - Seabra - Palmeiras (Vale do Capão) - Seabra

Nos dias 16 e 17 de julho de 2015, quinta e sexta-feira, viajamos de Seabra para conhecer a cidade de Palmeiras e seu distrito de Vale do Capão ou Caeté-Açu,

De Seabra andamos 28km de asfalto pela BR242, dai se acessa 12km de asfalto até o centro de Palmeiras.

Palmeiras é uma cidade da época dos coronéis, com casarios coloniais, ruelas de pedra tosca, praças bucólicas. Possui um movimentado Mercado Central, um Museu da Cidade, a bem conservada Igreja Matriz.

Acesso a Palmeiras pela BR242.

Chegada na cidade de Palmeiras

Praça Central de Palmeiras, bem cuidada e florida.

Casario antigo e Igreja Matriz

A exemplo de outras cidades, Palmeiras, também homenageia o "Garimpeiro".

Mercado Central e seu movimento

Ruelas e casario colonial

Prédios históricos abrigam repartições públicas

Saindo do centro de Palmeiras, acessamos a estrada de chão que leva para a localidade de  Caeté-Açu ou como é mais conhecida, Vale do Capão.

São 20km de uma estrada larga mas bem ruim, com muitas costeletas, subindo e descendo morro, passando por povoados e muito mato e ribanceiras.

Trecho com calçamento na saída da cidade de Palmeiras

Belas paisagens e uma estrada barrenta

Estrada larga de chão batido

Belas paisagens

No caminho para o Vale do Capão se avista do Morro do Pai Inácio

Chegando na charmosa e tranquila Vila de Caeté-Açu ou Vale do Capão

Muita natureza, pousadas e restaurantes para todos os gostos

Vila ainda toda enfeitada pelos festejos de São João

Restaurante com uma comida caseira super gostosa

Como não conseguimos fazer o passeio para a Cachoeira da Fumaça na quinta-feira, dia 16 de julho, pois chegamos tarde demais na Associação de Condutores.

Pernoitamos então no sossegado Vale do Capão, nos hospedando na Pousada O Tatu Feliz, que fica bem no centro da Vila ( http://www.pousadatatufeliz.com.br) e tem uma boa cama, bom chuveiro, ótimo atendimento e um café da manhã super caprichado.

No dia seguinte cedo, nos deslocamos até a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão, para iniciar a caminhada de 6 horas (ida e volta) para a Cachoeira da Fumaça. O custo é de R$ 25,00 por pessoa, sendo feita necessariamente com um Condutor de Visitantes.

No Centro de Condutores de Visitantes do Vale do Capão, uma Associação criada por locais com o objetivo de preservação. As visitas são monitoradas e controladas as subidas e descidas da trilha para a Cachoeira da Fumaça.

Arno saindo para a caminhada até a Cachoeira da Fumaça

A seguir uma sequencia de belas imagens da caminhada e da vista de cima da Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão:

Cachoeira da Fumaça com aproximadamente 360m de queda d'água, uma das maiores do país e seu imenso paredão com cerca de 400m de altura.

Arno deitado na pedra para tirar "aquela" foto. A capa e a touca foram por conta do vento e o chuvisco da Cachoeira.

Outro angulo da pedra na qual o Arno ficou deitado tirando foto.

A beleza da queda da Cachoeira da Fumaça...

Outro ângulo da Cachoeira da Fumaça

Depois de uma caminhada de 6h, um merecido descanso e um gostoso lanche .... degustando um caldo de cana e um delicioso pastel de palmito de jaca...

Saindo do Vale do Capão, na estrada de volta para Palmeiras, paramos para conhecer a Cachoeira do Riachinho, que fica de fácil acesso à beira da estrada.

Com este passeio, nos despedimos dos 12 dias pela região de Seabra, com um belo presente que a natureza nos proporcionou...

... depois de vários dias de chuva e tempo ruim, no dia 21 de julho, terça-feira, pegamos estrada e na BR242, tiramos esta linda foto aos pés do Morro do Pai Inácio, para registrar para sempre em nossa memória estes belos dias que passamos pela região!