quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Conhecendo a hospitaleira cidade de Anta Gorda-RS

Participamos do encontro de inverno do grupo Rancho Móvel, no Festival de Queijos e Vinhos, no período de 06 a 13 de julho de 2014, na cidade de ANTA GORDA, localizada no Vale do Taquari, distante cerca de 200km de nossa casa.


Na rota da Erva Mate

A cidade é de colonização italiana, com uma população de 6500 habitantes aproximadamente. É um município essencialmente de pequenas propriedades rurais, cujo principal produto é a NOZ PECAN.


Conforme pesquisamos no site da Prefeitura local, a origem do nome ANTA GORDA deu-se por volta de 1900, quando território se estendia por uma vasta área de mata virgem, entre os rios Guaporé e Forqueta. Havia naquela região muitos animais selvagens, entre os quais "antas", sempre perseguidas pelos caçadores. Certa vez foi abatida na região uma anta muito gorda. Quando alguém desejava referir-se àquele local dizia: lá onde mataram a "anta gorda", daí o nome.

Na praça central, está o Monumento da "Anta", junto ao chafariz e jardins bem cuidados.

Monumento da "Anta" na praça central de ANTA GORDA.

Durante a semana tivemos oportunidade de conviver um pouco com as pessoas do lugar, através de caminhadas ao mercado, ao banco, farmácia, oficina e passeios programados para nosso grupo. A hospitalidade local é algo digno de nota, pois sempre éramos recebidos com sorrisos e cumprimentados ao passar na rua. Um "bom dia", "boa tarde", sempre saía quando se cruzada com um morador. Coisa rara de se ver atualmente na grande maioria dos lugares, onde as pessoas tem até um certo medo de olhar umas para as outras quando cruzam na rua.

Visitamos a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, no distrito de Itapuca e almoçamos no típico restaurante italiano da família Toigo, num ambiente rústico e muito acolhedor. Na volta, conhecemos o Campanário da Igreja de São José do Patrocínio, naquela mesma localidade.

A caminho da Gruta N. Sra. de Lurdes




Conhecendo a Parada Toigo


Igreja São José do Patrocínio com seu lindo campanário

Conhecemos também o Memorial da Noz Pecan, pertencente à Agroindústria Pitol e o Moinho Dalle, onde pudemos comprar uma típica farinha de milho italiana, da marca "La Mamma" para fazer uma bela polenta.
Conhecendo o Moinho Dalle

Durante o passeio pudemos desfrutar da bela paisagem do lugar


Memorial da Noz Pecan, da família Pitol

Conhecendo o processo de seleção das nozes


Foi uma ótima semana, pois tivemos a oportunidade de conhecer mais um lindo recanto de nosso querido Rio Grande e também rever bons amigos do grupo ranchomobilista. A programação organizada pela Diretoria da Associação foi variada e trouxe um pouco dos talentos locais como Teatro do CRAS, Coral Municipal e Banda Marcial do Colégio Santa Terezinha. Chamou atenção a efetiva participação do poder público, com a presença assídua do Prefeito e Primeira Dama.


Aproveitando os dias de sol no Parque Municipal de Anta Gorda




Um bom churrasco não poderia faltar... com os amigos Negrinho, Araci, Eugênio e Patrícia.

Já que estamos na "Rota do Chimarrão".... vamos confraternizar...



E a lua cheia nos brindou com belos momentos!

Pórtico da cidade de Anta Gorda
Mapa de nossa viagem:


Um comentário: