terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma aventura pelo Brasil – Madeireiras e Reflorestamento no Pará



De Carolina-MA pegamos a BR 010 e fomos a Imperatriz e de lá seguimos em direção ao Pará, chegando em Castanhal, onde estamos desde o domingo 16 de outubro.

Praia em Imperatriz-MA


Embarcadouro do Rio Tocantins, em Imperatriz-MA


Chamou demais a atenção quando entramos no Pará, cuja paisagem e modo de vida mudou bastante.

Os primeiros 100km da BR010 foram curiosos pois intercalavam vegetação em crescimento, proveniente de matas sendo recuperadas, com enormes troncos secos perdidos entre a vegetação em crescimento; grandes fazendas de reflorestamento e mata de preservação.

Passamos por fazendas da Vale do Rio Doce, Queiroz Galvão e Tramontina. Somente a da Queiroz Galvão, na cidade de Açailândia tem 40.000 hectares de reflorestamento. As mudas mais utilizadas para o reflorestamento são eucalipto e paricá (uma espécie de rápido crescimento, fuste reto e madeira com elevada cotação no mercado interno e externo para fabricação de laminados).
Uma das muitas madeireiras em Ulianópolis-PA.


Fornos de carvão ao fundo.

Grandes áreas de reflorestamento às margens da BR010 em Açailândia-PA.



2 comentários:

  1. Dai Arno e Debora
    Pelo jeito, td bem. Por aqui tbem. Aproveitem. Quem sabe, hora dessas nos encontramos. Qual o proximo destino? Pelo visto, estão no Maranhão.
    Abraços Andrioli

    ResponderExcluir
  2. que belo blog! gostaria de fazer uma pequena correção que em BR010 é em Açailândia - MA.e também espero que tenham gostado do Pará hein! boa viagem!

    ResponderExcluir