quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uma aventura pelo Brasil – Em Tocantins

 Estamos estacionados no pátio da AABB de Palmas, capital do Tocantins, desde sábado dia 24
 de setembro.  

Até chegar aqui passamos alguns dias no pátio da AABB de Porto Nacional, uma das cidades com maior valor histórico do estado. Localizada às margens do rio Tocantins, sua histórica começa no início do século 19, quando já se destacava como um grande centro religioso e cultural. A cidade tem um centro histórico caracterizado pelas ruas estreitas, prédios e casas com arquitetura centenária.



Porto Nacional-TO Igreja matriz

Porto Nacional-TO por do sol no Rio Tocantins

Palmas-TO, a última capital planejada do país.


Praia da Graciosa, rio Tocantins em Palmas-TO




Antes de lá passamos por Arraias, cidade no limite com o estado de Goiás, cuja história começou no Ciclo do Ouro no século 18, quando uma missão jesuítica se instalou no local onde hoje é a cidade. Lá existem vários atrativos naturais e culturais, assim como se destaca a cultura dos quilombolas – antigos moradores dos quilombos (comunidades de descendentes de escravos).

Conhecemos também Natividade, cidade que guarda inúmeros atrativos culturais que marcam o período colonial do Brasil e que também tem uma forte cultura quilombola. Para se ter uma idéia, em 1987, ela foi considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Arraias-TO na praça da matriz

Arraias-TO ruelas e casario da época dos escravos






A partir de Palmas fizemos passeios locais como as praias da Graciosa e do Prata, às margens do lago do Rio Tocantins.Fomos também para o distrito de Taquaruçu, 32km do centro da capital, encravado no pé da Serra do Carmo, com clima ameno, gente simples e uma natureza exuberante.


Conhecemos as Cachoeiras de Taquaruçu, formada pelo córrego Taquaruçu, uma bela cascata de águas refrescantes cercada de muita vegetação e as cachoeiras do Vale do Vai-Quem-Quer, com uma sequencia de 12 saltos formando piscinas naturais de água limpa e cristalina e ainda a Cachoeira da Roncadeira, com duas quedas d’água de 50 e 80 metros de altura com poços para banhos de uma água límpida e resfrescante. Chamou muito a atenção a águas limpas, cristalinas e os locais também limpos.


Taquaruçu-TO paisagens lindas de serra. O Arno não deixa escapar nenhum lance!

Taquaruçu-TO cachoeira da Roncadeira com 60m de queda no meio do verde

Cachoeira do Taquaruçu


Taquaruçu-TO Cachoeira do Vai-quem-Quer. Vale a pena!






Nenhum comentário:

Postar um comentário