Resolvemos aproveitar a última apresentação do "Coral Gente que Canta" na cidade de Vale do Sol, e esticamos para a região das Missões Rio Grandenses. Por incrível que pareça, eu ainda não conhecia esta região. A viagem aconteceu de 06 a 12 de novembro de 2010. Após apresentação, pernoitamos em Vale do Sol e no domingo rumamos para Santa Maria e de lá para Júlio de Castilhos,Cruz Alta e Ijuí, até chegar no destino que era a cidade de São Miguel das Missões, onde estão as ruínas jesuíticas mais preservadas.
Fomos muito bem recebidos pela cidade e pudemos estacionar no pátio do CTG que fica defronte ao Parque das Ruínas. Passeamos muito nas ruínas e à noite assistimos a um show de luz e som, ao ar livre, narrando a história.
Os vestígios arqueológicos e arquitetônicos da Redução de São Miguel Arcanjo, foram reconhecidos pela UNESCO, em 1983, como Patrímônio Cultural da Humanidade, único no sul do Brasil. Veja o site da cidade de Sâo Miguel das Missões: (http://www.saomiguel-rs.com.br/Turismo/).
De lá fomos a Campina das Missões visitar uma amiga do Arno, que cantava no coral em Novo Hamburgo. Depois de passar uma noite por lá seguimos para a fronteira do RS, conhecendo São Borja, Uruguaiana, Quaraí e pernoitando em Livramento. Após um passeio pelo comércio de Rivera, retomamos a viagem, passando por Bagé em direção a Caçapava do Sul pela Serra das Encantadas. Neste trecho da estrada, por uns longos cento e poucos quilômetros não cruzamos por uma viva alma, nenhuma casa, nenhum comércio, enfim, nada... A paisagem é lindíssima, uma estrada bem conservada que vai recortando a serra, subindo e descendo morro. Pernoitamos em Caçapava do Sul e no dia seguinte chegamos em casa.
Resolvemos compartilhar algumas fotos desta que foi uma viagem de conhecimento de nosso pedaço de chão pois acreditamos que para conhecer lugares novos, precisamos primeiro, conhecer o lugar onde moramos. O RS é um estado de contrastes, de paisagens maravilhosas, de muitas histórias e de gente muito hospitaleira. Agora só falta conhecemos o último pedacinho deste pago, que é o Salto do Yucumán.
A nota negativa da viagem fica por conta da perda trágica de nossa mascote, a cadelinha "Bombom", para a BR287 próximo a Agudo.
O motora todo feliz, rodando pelos pampas gaúchos, perto da cidade de Júlio de Castilhos! |
Pórtico de entrada de Sâo Miguel das Missões, lindíssimo todo estilizado indígena |
A sombra do carro, ao final da tarde, no trajeto da Serra das Encantadas, de Bagé para Caçapava. |
Em plena BR, Ponte de ferro sobre o Rio Ibicuí, no trajeto para São Borja. |
Um amanhecer maravilhoso! Um presente de Deus! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário