terça-feira, 2 de agosto de 2016

Aventura pelo Brasil 2015 - Juazeiro do Norte-CE e Crato-CE

Chegamos a Juazeiro do Norte-CE, a terra do Padre Cícero, na quarta-feira, dia 19 de agosto de 2015 e estacionamos na AABB, que fica de fácil acesso, na avenida de entrada da cidade.

Mapa de Serra Talhada-PE até Juazeiro do Norte-CE

Ficamos alguns dias na cidade para explorar o lugar e suas redondezas.

Segundo a Wikipedia ( pt.wikipedia.org/wiki/Juazeiro_do_Norte),
"Juazeiro do Norte, fica no sul do Ceará, na região chamada de Cariri, a 490km de Fortaleza e com uma população em torno de 260 mil habitantes, sendo o terceiro município mais populoso do Ceará.

É um grande polo cultural do Brasil, sendo um dos maiores centros de artesanato e cordel do nordeste do país. A cidade tem ainda um dos maiores polos acadêmicos do interior nordestino e é carinhosamente chamada de 'A metrópole do Cariri'.

Devido à figura de Padre Cícero é considerada um dos maiores centros de religiosidade popular do Brasil, juntamente com Aparecida (SP) e Nova Trento (SC)."

Aproveitando os belos dias de sol e calor, fomos passear com nosso fusquinha para conhecer a cidade. Tudo bem sinalizado, de fácil locomoção.

Hospital Regional do Cariri, referência para toda a região

Boa sinalização e avenidas largas na entrada da cidade

A bela e grandiosa Igreja dos Salesianos, sob vários ângulos

Estacionamento do Horto, onde fica a estátua do Padre Cícero
Visitamos a Capela, o Museu e todo o seu entorno. O local foi morada do Padre Cícero

Capela Bom Jesus do Horto, onde diariamente ainda são feitas missas

A casa onde viveu Padre Cícero agora transformada em Museu, com réplicas de espaços utilizados pelo religioso, bem como quarto, banheiro, cozinha e sala de jantar, inclusive com personagens em tamanho real representando autoridades que o Pe Cícero sempre recebeu muito bem.
A sabedoria simples do Padre Cícero está escrita em vários locais. Aqui os fundamento ecológicos que ele pregada.

Pensamentos que guiaram os passos do Padre Cícero

A clássica foto: Sob os pés da bela estátua do Padre Cícero.

O horto, onde viveu Pe Cícero, fica na serra. Daqui tem-se uma bela vista do contorno da região, não somente Juazeiro do Norte mas também Barbalha podem ser vistas daqui do alto.

Na volta para Juazeiro, fizemos o trajeto pelo bairro próximo. E para nossa surpresa, ao longo do trecho as várias estações que representam a Via Sacra.

Voltando para a cidade, fomos conhecer mais uma das belas igrejas do lugar. Transito apertado como todo centro de cidade antiga.

Metro do Cariri - estação de Juazeiro. O metro liga as cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Igreja dos Franciscanos com seu bem cuidado e espaçoso pátio!

Foto tirada da internet que mostra a grandiosidade de Santuário de São Francisco. Uma Igreja toda murada.

No pátio da Igreja as várias representações da Via Sacra, muito bem pintadas a mão em azulejos.

Aproveitando ainda o dia, fomos conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Dores e seu Museu.

Foi um belo dia de passeio e que nos impressionou muito com a religiosidade que está em todo lugar na cidade.

No dia seguinte  fomos conhecer a vizinha cidade de Crato. Também expoente econômica da região do Cariri, com suas várias empresas de grande porte.

Segundo o site da Prefeitura de Crato (http://www.crato.ce.gov.br/), em 2012 a cidade tinha 123.963 habitantes e se localiza no sopé da Chapada do Araripe, no Cariri Cearense, conhecido por muitos como o 'Oasis do Sertão' pelas características climáticas mais úmidas e favoráveis à agropecuária. É uma das cidades mais importantes e antigas do Ceará, situando-se atualmente como a 6a. cidade mais populosa, 3a. mais desenvolvida e o 9o maior PIB do estado.

A ligação rodoviária entre Juazeiro do Norte e Crato é toda duplicada e em excelente estado.

Linha do metrô que liga as duas cidades

Na chegada a cidade parece típica interiorana,

mas andando um pouco chegamos no centro com bastante trânsito

Em vários locais já havíamos visto a expressão "Geossítio"e estávamos intrigados para saber do que se tratava. Pesquisando na internet descobrimos que 'Um geossítio é um local que tem elementos de geodiversidade com interesse pedagógico, científico ou turístico', conforme site http://turmacontentes.blogspot.com.br/.

Como na entrada de Crato havia uma indicação para Geossítio Batateiras, fomos atras das placas e descobrimos que trata-se de um local de bela natureza. O Geossítio Batateiras está inserido no território do Geopark Araripe, especificamente no Parque Estadual do Sítio Fundão. Fomos conhecer apenas o balneário público, com água corrente do Rio Batateiras.

Caminho para o Geosítio Batateiras, estradinha de interior asfaltada

Chegamos no Balneário da Nascente

A natureza é linda, com mata nativa. Aqui entrada de uma reserva biológica.

Vários ângulos do balneário. Sem movimentação, claro, por ser um dia de semana, mas parece que nos finais de semana o pessoal da cidade vem para cá desfrutar da beleza do lugar.

Na volta do passeio tivemos um pneu do fusca furado e para nossa surpresa encontramos uma Borracharia ambulante. Ou melhor, 'Oficina Móvel' como indica o carrinho.

Tudo à mão para consertos em geral, especialmente pneus

Depois deste inusitado e curioso momento, seguimos para conhecer a cidade.

Praça da Sé com a Igreja Matriz de Crato

Pátio externo da Igreja bem enfeitado para festa

Prontos para sair de Juazeiro do Norte e seguir para Russas, nosso próximo destino de parada, sábado, 22 de agosto.

Carro pronto para pegar estrada