quinta-feira, 23 de junho de 2016

Aventura pelo Brasil 2015- Serra Talhada e Triunfo-PE, seguindo a Rota do Cangaço

Chegamos a Serra Talhada-PE no final da tarde do dia 17 de agosto e estacionamos no Posto Ipiranga, Padre Cícero, na BR232. O pensamento inicial era de sair de viagem logo cedo para poder chegar a Juazeiro do Norte, no Ceará.

Mas estando na cidade e conversando com o pessoal dali, descobrimos que Serra Talhada é a terra natal de Virgolino Ferreira da Silva - O Lampião, figura lendária e um ícone na história da cidade.

Serra Talhada, ( http://serratalhada.pe.gov.br/) é a cidade mais importante do sertão pernambucano com mais de 100 mil habitantes, fica no sopé da Serra de quem leva o nome "Serra Talhada" às margens do rio Pajeú, maior afluente do Rio São Francisco.

Possui 6 grupos de Xaxado, o que lhe dá o título de "Capital do Xaxado", já que a dança foi criada por Lampião, segundo pesquisadores, no município de Serra Talhada.

Lá existe a Casa de Cultura, que reúne objetos e acervo fotográfico sobre a história e personagens da cidade.

Entrada da Casa de Cultura em Serra Talhada

Grande acervo com fotos, documentos e objetos sobre Lampião e seu bando. Aqui foto da época, com a captura do bando e a apresentação das cabeças decepadas na escadaria da Igreja.

Óculos originais pertencentes a Lampião

Ao fundo, uma das poucas fotos de Lampião e Maria Bonita

Ilustres artistas nascidos na cidade, o humorista Arnoud Rodrigues

e o maestro e compositor Moacir Santos, conhecido internacionalmente.

Além desta, existe a Estação do Forró, localizado na antiga Estação Ferroviária, local onde são realizados os festejos juninos e onde está o Museu do Cangaço.

Mais um pouco da história de Lampião no Museu do Cangaço

Visitamos ainda a Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário, com seus lindíssimos vitrais e pinturas.

Saímos inebriados com a história desta interessante e culturalmente rica cidade de Serra Talhada.

Daqui fomos convidados a conhecer outra joia pernambucana. A serrana Triunfo, longe  35km de Serra Talhada.

E na terça-feira, 18 de agosto, seguimos para a cidade conhecida como oásis em plena região da seca.

Mapa de Serra Talhada a Triunfo-PE

Triunfo, (www.triunfo.pe.gov.br) tem 1.004m de altitude e não se enquadra nos estereótipos associados à caatinga. Com um clima de montanha, rica em flora e fauna e abundante de recursos hídricos, em nada se assemelha à rudeza da região.

Juntamente com Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Belmonte, forma a Rota do Cangaço e Lampião.

Subindo para Triunfo-PE

Subindo e subindo... lá embaixo a estrada que passamos e ao fundo aparecendo a cidade de Serra Talhada
Muito verde e flores ao longo da rodovia que leva a Triunfo-PE

A chegada na cidade é deslumbrante: um lago bem no centro da cidade!

O lindo lago sob outros ângulos

A cidade é uma graça, bem cuidada, com prédios históricos e um teleférico que faz o trajeto entre a cidade e o hotel do SESC, no alto da montanha. O povo é hospitaleiro e super receptivo.

O Arno foi passear no teleférico e fez belas fotos lá do alto:

Saímos a caminhar e conhecer o lugar, com ruas apertadas, mas tudo bem cuidado, com casario colorido, jardins floridos.

Igreja Matriz

Cachaçaria, com rótulos do Brasil inteiro, com decoração temática. À noite é um bar muito frequentado.

O centro da cidade é pequeno, com ruas apertadas e com muitos aclives, sem lugar bom para estacionar, muito menos um camping ou praça. Por isto resolvemos ficar no lugar mais plano que encontramos, junto ao lago, pertinho da Prefeitura Municipal.

Afinal, a ideia era só ficar um dia e conhecer o lugar. Mesmo estacionados na rua, nos sentimos muito seguros pois o povo é ordeiro e muito simpático.

Tomando nosso tradicional chimarrão e curtindo o belo lugar!

Vista noturna do lugar!!!
À noite, esfriou bastante e o lugar ficou tomado de neblina, que durou até as primeiras horas da manhã. Realmente um clima de montanha!!!!

Olha só, chocolate caseiro, diretamente da serra gaúcha!!

E para encerrar esta postagem, a foto mais representativa do lugar!! A cidade refletida no lago!