quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Aventura pelo Brasil 2015 – Litoral sul da Bahia: Caravelas a Arraial da Ajuda

De Caravelas-BA saímos, na segunda-feira, dia 22 de junho de 2015, em direção a Prado-BA. No caminho passamos por Alcobaça e fomos conhecer a orla, que está muito caprichada, com calçadão, quiosques e recuos para estacionamento. O lugar é tranquilo e convida para ficar uns dias.


Chegando em Alcobaça - BA



Praia de Alcobaça, que tem uma avenida litorânea muito

 bonita e bem estruturada.

Chegamos em Prado, no final do dia, e estacionamos na Praça de Eventos. Ficaríamos ali até o dia seguinte, para daí procurarmos uma melhor estrutura. Mas numa passeada rápida já encontramos a Pousada Mar e Sol, que fica na praia de Novo Prado, pertinho dali, com uma excelente estrutura para motorhomes a um preço justo. 
Chegando em Prado, vindo de Alcobaça, pela BA001

Ponte estreita na chegada da cidade.




Entramos na cidade com indicação de vários campings.



A surpresa boa foi na chegada reencontrarmos amigos do sul, que estavam acampados ali e no dia seguinte viajaram para Porto Seguro. Em especial o Roberto e Nina e Jadyr e Hulda.



Nos instalamos na pousada Mar e Sol em Prado e 

registramos a saída de viagem dos amigos Jadyr Leiva e 

Hulda Baitz.


Em Prado exploramos as redondezas de fusca, fazendo mais de 70km de estrada de chão, para conhecer lindas praias como a Praia do Farol, praia da Amendoeira, do Tororão, com suas falésias, a Praia da Paixão, onde foram rodadas algumas cenas da novela das 6h, Flor do Caribe e muitas outras lindas como Japara Grande, que fica no alto da falésia e, Japara que fica logo adiante, na parte de baixo da falésia. 

Visitamos a famosa Cumuruxatiba, um lugar pitoresco, com praias mansas. Pena que a ressaca, provocada por vários dias de chuva, trouxe muitas algas para a areia. Mas também tem sua riqueza e importância para a fauna e flora local.




Vista do alto das falésias, na praia do Farol em Prado

Outro ângulo da mesma praia do Farol
Praia da Amendoeira
Seguindo pelo litoral de Prado a Cumuruxatiba.

                                      Praia do Tororão



Praia de Japara Grande


Ponte sobre o Rio Japara grande





Acesso a praia de Japara Mirim




Praia de Japara Mirim



A selvagem praia de Japara Mirim, de difícil acesso. 



Comprando coco verde na comunidade rural a caminho de Cumuruxatiba

Represa na entrada de Cumuruxatiba

Maré baixa em Cumuruxatiba

A natureza e seus caprichos.

Passeamos por Prado e conhecemos o charmoso Beco das

 Garrafas com seus restaurantes e quiosques de muito bom

 gosto.

Conhecemos o São João de Rua em Prado. 
Aqui a meninada se divertia tentando subir no pau de sebo.
Tudo organizado pelos moradores da rua. Com bebidas e comidas típicas, convidando quem passava para participar.


Prado saímos no dia 25 de junho de 2015, quinta-feira e pegamos estrada novamente em direção a Trancoso e Arraial da Ajuda. 

Devido à intensa chuva, paramos na metade da tarde, em Eunápolis, na beira da BR101, num posto Rodorede Ipiranga, com toda a estrutura para viajantes, inclusive aparelhos de ginástica ao ar livre.




De volta à estrada, debaixo de muita chuva, a caminho de

 Eunápolis



Saimos da BR 101 com destino a Trancoso- BA



Nossa ideia inicial era ficar alguns dias em Trancoso, para explorar a região, mas depois de muito rodar de fusca a procura de um bom local para estacionar ou acampar, desistimos. O lugar é apertado, com ruelas, muito comércio, estacionamentos para carros, flanelinhas. A praia é inacessível se você não pagar o estacionamento....

A estrada estadual BA987 que acessa tanto Trancoso como Arraial da Ajuda, saindo da BR367, está em precárias condições, é buraco em cima de buraco. Percorrer estes trechos foi sacrificado e temeroso pois qualquer descuido se corta um pneu.



Estrada em péssimas condições para Trancoso.


Chegamos a Arraial da Ajuda na sexta, dia 26 de junho de 2015, com bastante sol e encontramos o estacionamento público, que fica logo na entrada. O lugar é amplo e é administrado por uma Associação e tem um custo diário de 20,00. Não é um camping, apenas um estacionamento, mas o lugar é tranquilo e perto de tudo na cidade. O povo é pacato e muito simpático. Ali conhecemos um casal, que veio do RS para morar ali. 


A cidade não oferece condições de receber Motorhomes de

 12m.  Retornamos para Arraial D'Ajuda e encontramos o

 Estacionamento Público.



Aqui a bronca nossa foi a mesma de Trancoso, a praia é inacessível se você não pagar um estacionamento dos vários quiosques que estão instalados na beira mar. Aliás, você nem enxerga a praia.... Percorremos uns bons quilômetros atrás da praia até achar um pequeno corredor que nos proporcionou caminhar na orla sem ter que consumir algo num quiosque. Revoltante realidade....


Centrinho de Arraial d'Ajuda. Igreja N. Sra. d'Ajuda, construída em 1551.

E a chuva não da trégua...mas mesmo assim, aproveitamos

 uma abertura de sol e fomos conhecer a orla e o centrinho

 de Arraial d'Ajuda.






Embora com dificuldade, chegamos no mar! Muitos

 condomínios, clubes e restaurantes, vetam o acesso

 erguendo estes paredões na orla ou ocupando o espaço


 com mesas e cadeiras, cobrando estacionamento.


No sábado, 27 de junho, deixamos o motorhome no estacionamento e fomos passear de carro para Porto Seguro, comer um churrasco com os amigos Lilian e Garcia e dar um abraço aos vários conhecidos que estavam no Camping Mundaí.



Fomos a Porto Seguro, de fusca, no Camping Mundai,

 visitar amigos queridos.


 Saboreando um churrasco com os amigos João Carlos

 Lemos Garcia e Lilian Vieira Lopes e aproveitando para

 fazer novas amizades campistas..

Choveu o final de semana inteiro, chuva torrencial, sem parar. O que nos desanimou a continuar viagem pelo litoral baiano. Mudamos então os planos e resolvemos partir para o interior do estado, com o objetivo de conhecer a Chapada Diamantina, uma vasta região montanhosa no centro do estado, onde fica o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que também estava no roteiro inicial.

Como a previsão, para as próximas semanas, era de chuva

 em todo o litoral, traçamos novo roteiro...

Saímos então, de Arraial da Ajuda na segunda-feira, dia 29 de junho de 2015, nublado, mas sem chuva, com destino ao oeste da Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário