segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Viagem a Santa Helena-PR para o Encontro Nacional de Motorhomes - 10.04 a 02.05.2014

Estivemos viajando pelo estado do Paraná entre abril e maio para participar do Encontro Nacional de Campistas “Terra das Águas”, na cidade de Santa Helena. Saímos no dia 10 de abril pela manhã e após 90km, na entrada da cidade de Carlos Barbosa-RS, tivemos um problema mecânico que nos forçou a abortar a viagem e retornar a Nova Petrópolis para atendimento especializado. Acabamos dormindo nas dependências da Mecânica e ao final do dia 11 de abril, sexta-feira, saímos de viagem, com uma fina chuva.

A linda Ponte do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis no RS

A chuva começou a se intensificar e dormimos em Nova Prata, percorrendo 140km naquele dia. No sábado, 12 de abril, cedinho, saímos de fusca para conhecer o parque de águas termais Caldas de Prata (www.caldasdeprata.com), pesquisando o local para futuramente fazer um passeio.

Chegamos em Ipuaçu-SC, percorrendo 400km naquele dia. A curiosidade do dia ficou por conta da reserva indígena Xapecó, na SC480, pouco antes da chegada daquela cidade, onde os índios e suas famílias ficavam ao logo da rodovia, caminhando, conversando, numa grande quantidade de pessoas, mulheres, homens, crianças. As casas eram chalés de madeira, muito simples, sem energia elétrica. Uma retrato da pobreza que vivem nossos indígenas, sob todos os sentidos.

Passando por São Domingos-SC, divisa com Paraná,
aproveitamos para umas fotos com a Represa de São Domingos ao fundo.

No domingo, saímos cedo de viagem, com a intenção de dar uma parada na casa de amigos em Marmeleiro-PR, onde almoçamos e passamos algumas agradáveis horas num excelente convívio como Evandro e Leda Goulart.  Pernoitamos em Realeza no Posto Serra Dourada, percorrendo 200km naquele dia.
Almoço com os amigos Evandro, Leda Goulart e cia em Marmeleiro-PR.

Pernoite no Posto Serra Dourada, em Realeza-PR,
com bastante espaço, sossego, e uma ótima estrutura.

Saímos cedo de viagem com a intenção de chegar em Santa Helena ainda na segunda. Chegando em Cascavel, percebemos que o cambão, que liga o fusca ao motorhome, estava afrouxando, forçando uma nova parada em mecânica. Coisa rápida de arrumar, seguindo a viagem, fizemos um roteiro diferente para chegar em Santa Helena.

Passamos por Toledo, Ouro Verde do Oeste São José das Palmeiras e e nos surpreendemos com as paisagens daquela região, com grandes pastagens, muita mata nativa e relevo de montanhas.  Chegamos, finalmente em Santa Helena, na segunda-feira, depois de ter percorrido 1.159km desde nossa saída de casa.

Estando no Paraná, não poderíamos deixar de repor o estoque de pinhão.

Belas e surpreendentes paisagens nas proximidades de São José das Palmeiras-PR

Campos, matas e roças compõem a paisagem entre as cidades de Ouro Verde do Oeste e São José das Palmeiras-PR

Ficamos uma semana participando do Encontro e na segunda-feira dia 21 de abril, nos deslocamos para Missal, onde ficamos estacionados na “prainha”, para conhecer o lugar e participar da abertura da Deutsche Fest, que iniciou-se naquela sexta-feira.

Estacionados no Balneário em Santa Helena

Almoço com meu pai Loni (também motorhomeiros), sua companheira Marlene e os amigos Lita e João.

A chuva em Santa Helena convidou para uma partida de canastra

E a Festa foi noite a dentro com os amigos Mauro, Gilse, Alceno e Rose

Flagrante da amiga Neli Dattein, onde o Arno está ajudando a posicionar a antena do motorhome vizinho.

Visita do primo João Krewer.

Arno dando uma mãozinha para um pequeno conserto do motorhome da Lita e João

Estacionados na "Prainha" em Missal-PR

Uma boa pescaria não poderia deixar de acontecer. Ou melhor, uma tentativa de pescaria...

Provando os trajes típicos...

Festa e festa....

Participando do desfile de abertura da Deutsche Fest em Missal-PR

Cidade enfeitada
Arno devidamente caracterizado para o desfile

Depois do desfile, Milena, Débora, Graça e Iraci

Aproveitando nossa ida para aquela região, não poderíamos deixar de dar um pulinho em Foz do Iguaçu para umas comprinhas básicas, o que fizemos na quinta-feira, nos hospedando na casa dos motorhomeiros Mauro Mayer e família.

Depois do desfile de abertura da Deutsche Fest, na tarde de sexta-feira, dia 24 de abril, nos deslocamos para Entre Rios do Oeste para visitar parentes naquela região. Passamos os próximos dias atualizando nossas visitas, percorrendo 308km naqueles dias.

Participando da festa de aniversário da prima Lurdes e esposo Vilson em Entre Rios do Oeste,PR

Chegando a Marechal Cândido Randon,,PR

Iniciamos a viagem de volta para casa, na quarta-feira, dia 30 de abril. Percorremos outro novo trajeto para casa, que passou por Pato Branco, Clevelândia, Palmas, no Paraná e em SC passamos por Catanduvas, Joaçaba, Capinzal, Piratuba e na Usina Hidroelétrica de Machadinho, cruzamos a divisa com o RS. Aportamos em casa na noite do dia 02 de maio, sexta-feira, depois de percorridos 1012 km.

No total destes 22 dias de passeio fizemos 2528km. Dias agradáveis, que revemos bons amigos, parentes queridos e lugares com um povo extremamente hospitaleiro, que convida sempre para um retorno!!!!